sábado, 9 de novembro de 2013

Alto Paraíso

       Há mais de um mês sem postar, criei vergonha na cara e estou aqui, mas tenho meus motivos, eu não estava conseguindo acessar o blog e a internet não tem colaborado muito, então tinha decidido largar de mão já que em breve estou indo embora mesmo, mas enfim, voltei e vou tentar fazer o máximo de posts que o que me resta de tempo aqui me permitir.
       Daqui há exatos 12 dias estarei voltando para Florianópolis, minha temporada no Cerrado está se encerrando, pelo menos por enquanto. Não sei se vou ficar em Floripa ou não, provavelmente não, pretendo voltar para lá para juntar dinheiro para viajar de novo, mas até lá tem muito chão ainda.
       Ultimamente tenho passado meus dias em casa, lendo bastante e pensando na vida, já sentindo aquele gostinho de nostalgia, porque apesar de estar feliz em poder voltar, vou sentir muita falta desse lugarzinho no meio do Brasil, principalmente de Alto Paraíso. Mas o que lá tem de tão especial? Bom, vamos lá. Essa cidade é formada em cima de dois dos grupos rochosos mais antigos do planeta, Araí e Paranoá, onde pode ser encontrado, com facilidade, pelas ruas mesmo, cristais de quartzo. Fica numa altitude de 1.200m, o clima é marcado pelas temperaturas amenas, não só em Alto, mas na região do Goiás toda, o que eu adorei, nem muito frio, nem muito quente e pouca chuva, ai ai, o paraíso!  A região viveu do garimpo de ouro, e ainda no século XVIII se via a presença de escravos negros, hoje em dia, os descendentes destes escravos, chamados calungas, vivem em comunidades auto-suficientes em toda região da Chapada dos Veadeiros.
      As coisas começaram a mudar em Alto Paraíso por volta dos anos 80, quando os alternativos começaram a chegar. Desde então muitos grupos esotéricos apareceram por lá, uns defendendo que Alto Paraíso seria o melhor lugar para a criação de uma nova civilização após o terceiro milênio, outros dizendo que lá havia muitos contatos extraterrestres, tanto que a cidade é cheia de referências a isso, com desenhos de E.T's e até a entrada da cidade é em forma de disco voador. Os motivos para essa cidade ser considerada tão especial é que a energia do cristal de quartzo é associada à energia do coração, o que a faz ser considerada o "chakra cardíaco do planeta", e também por passar pelo paralelo 14, o mesmo que passa por Machu Pichu. Essa encarnação de jornalista tirei do livro "Altas Histórias do Paraíso".
     Enfim, é difícil explicar o que é Alto Paraíso sem conhecê-la, repleta de cachoeiras lindas, de montanhas que parecem vivas por todos os lados, ruas que cheiram a incenso e pessoas com uma consciência mais ampliada. Lá também é legal por causa da cultura, há muitos cursos de diversas coisas, cheguei a fazer uns dias de curso de yoga e de meditação e fiz um curso de plantas medicinais. Fui também em uma casa de ritual com ayahuasca, um chá que mistura duas plantas amazônicas, muito utilizado pelos índios para entrar em conexão com o divino. Foi uma experiência realmente muito boa e esclarecedora sobre mim mesma. Mas com a vinda do turismo veio também os problemas de cidade grande, nada comparado aos problemas das grandes metrópoles, mas aos poucos, Alto Paraíso está se tornando uma mini-babilônia, é a consequência da ação humana, porém, mesmo assim, não perde seu encanto.
                             

                                   Jardim de Maytrea, caminho para São Jorge, lindo, lindo, lindo!










Nenhum comentário:

Postar um comentário